Escolher o colchão e o travesseiro pode parecer uma tarefa inofensiva, mas é preciso prestar muita atenção ao comprar esses dois itens: eles influenciam de forma direta a saúde da coluna porque podem causar desgastes e tensões musculares que, a longo prazo, se transformam em quadros crônicos de problemas na cervical e na lombar, prejudicando a qualidade de vida. A seguir, veja quais são os principais problemas aos quais sua coluna fica suscetível e como evitá-los.
Quais os principais problemas causados pelo uso de colchão e travesseiros inadequados?
- Dores nas costas e no pescoço que evoluem com o tempo;
- Sensação de peso no pescoço;
- Queimação, dormência e formigamento em uma parte do corpo;
- Insônia e distúrbios de sono;
- Enfraquecimento do sistema imunológico;
- Escoliose;
- Dores no ciático;
- Cifose;
- Lordose;
- Hérnia de disco.
Como evitar problemas de coluna causados por colchão e travesseiro inadequados?
Após identificar que a causa dos desconfortos e problemas de coluna é o colchão ou travesseiro, o primeiro passo é trocá-los. Especialistas também sinalizam que é importante corrigir a postura ao dormir - sim, existe uma forma correta de se deitar! Ela ajuda a diminuir as tensões do corpo e propicia uma melhor noite de sono e descanso.
Evite dormir de barriga para baixo, uma vez que essa posição pressiona os ombros e a coluna inteira, principalmente na região cervical. Opte por se deitar de lado com a coluna esticada e uma almofada entre as pernas.
Qual o melhor tipo de travesseiro e colchão para a coluna?
Começando pelo colchão: opte pelo que traz um maior apoio para a sua coluna enquanto você dorme, e não pelo mais macio. Preste atenção se é possível apoiar a lombar sem tensionar as costas e se sua coluna tem apoio em diferentes posições. Quanto ao travesseiro, escolha o que serve como uma continuação de apoio para que seu pescoço fique alinhado com o restante da coluna.
Outra informação importante é saber quando é sobre a vida útil de cada um desses itens. Os travesseiros devem ser trocados a cada ano, no máximo 2 dependendo do material de que é feito. Colchões duram mais e podem ser substituídos após 5 a 10 anos de uso.