Tratamentos ambulatoriais

Botox para tratamento de dor crônica: como funciona e quando é indicado?

Médico aplica botox em coluna de paciente.

2 minutos

Compartilhar

Muito usado para soluções estéticas, o botox também pode ser um aliado ao tratamento da dor crônica. Estudos mostram que propriedades da toxina botulínica tipo A é capaz de reduzir inflamações e bloquear pontos de dores crônicas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e trazendo novas possibilidades de cuidado para quadros de dores que podem comprometer o dia a dia de uma pessoa. 

Quais dores podem ser tratadas com botox?

- Dor lombar crônica (lombalgia);

- Ciatalgia (dor no nervo ciático);

- Dor miofascial (dores musculares localizadas);

- Dores cervicais (pescoço e ombros);

- Cefaleias tensionais e enxaqueca crônica (em alguns casos associados a alterações cervicais);

- Síndrome piriforme (comum em compressões do nervo ciático na região glútea).

Como o botox atua no tratamento da dor crônica?

A toxina botulínica atua diretamente nos músculos e nervos da região em que é aplicada, bloqueando a liberação de substâncias responsáveis pela contração dos músculos. Com o músculo relaxado, o ciclo de tensão que leva à dor e à inflamação é interrompido, melhorando o quadro de cor do paciente. 

Quando procurar o tratamento com botox para dor crônica?

Pacientes já diagnosticados por um profissional especialista em dor e que realizam tratamento convencional podem procurar o botox como uma abordagem alternativa e complementar ao que já é feito - sem deixar de lado o que é fundamental para a melhora do problema: fisioterapia, uso de medicamentos e realização de procedimentos minimamente invasivos, como infiltrações, sempre com orientação médica. 

Quando o tratamento com botox para dor crônica é indicado? 

O uso do botox como tratamento complementar para pacientes com dor crônica é indicado em alguns casos específicos:

Justamente por ser uma alternativa complementar a um tratamento, é importante também estar atento aos casos que tornam a aplicação de botox contraindicada. Por exemplo, pacientes grávidas ou amamentando devem esperar esse período para fazer uso de toxina botulínica. Quadros de alergia à substância, uso de medicamentos e doenças neuromusculares graves também são impeditivos.